“Causa Maior” foi o lema da Moção de Estratégia de Teresa Côrte-Real, primeira mulher à frente da Causa Real, que encabeçou uma lista que conta com algumas personalidades da vida nacional, das artes à política, como Pedro Mota Soares, Miguel Esteves Cardoso, José Cd, Hélio Loureiro, António Filipe Pimental, António Lobo Xavier, Pedro Ayres de Magalhães ou Virgílio Castelo.
A Moção de Teresa Côrte-Real defende a actualidade da Instituição Real, qualquer que seja o regime, principalmente na defesa dos valores permanentes de Portugal e do mundo Lusófono.
“Num país cada vez mais multicultural onde convivem gentes vindas do mundo lusófono, mas também de outras culturas não tão próximas da nossa, o papel agregador e inclusivo da Monarquia ganha maior importância”, refere Teresa Côrte- Real.
A nova Presidente da Causa Real definiu bem os termos da sua actuação: “A nossa missão é muito clara: apoiar e ajudar a optimizar a intervenção da Casa Real na vida nacional. Potenciar o seu capital histórico, simbólico e moral para defender a identidade e soberania portuguesas, promover a coesão social do país e incrementar as ligações entre as diversas parcelas da civilização lusíada espalhadas pelo mundo. Demonstrar a Monarquia como uma alternativa válida ao actual regime.”
Foi anda mais concreta afirmando que “Família, demografia, ambiente, migrações, são temas que devem merecer a nossa atenção e que podem pôr em causa a nossa identidade nacional num futuro não muito longínquo. Basta ver as actuais taxas de natalidade e as projecções existentes sobre a composição da população nos próximos 20 anos para perceber isso. Temos que ser mais actuantes e mais próximos. É nossa obrigação enquanto monárquicos e enquanto portugueses.
Neste contexto, e num plano supra-partidário, esta Direcção estará atenta e actuará sempre e quando os agentes da República puserem em causa os interesses nacionais.”
“Porque há uma Causa Maior na qual acreditamos e que é Portugal”, frase que resume o espírito desta moção e do novo ciclo na Causa Real.
__________________________________________________________
TERESA CÔRTE-REAL
Teresa Côrte-Real é professora, em Lisboa, e mãe de 3 filhos. Formada em relações internacionais. Foi directora na Real Associação de Lisboa e responsável pelo Projecto Educar da Causa Real.