Select Page

Rei da Roménia terá estatuto idêntico ao dos antigos Chefes de Estado

Călin Popescu-Tariceanu, Presidente do Senado da Roménia e Liviu Dragnea, Presidente da Câmara dos Deputados, iniciaram um projecto lei que concederá várias vantagens à antiga Casa Real da Roménia.

A lei propõe que o Chefe da Casa Real tenha um estatuto idêntico ao dos antigos Chefes de Estado.

Também concederá à Casa Real o direito de usar gratuitamente o Palácio Elisabeta em Bucareste por 49 anos e disponibilizará à Casa Real serviços administrativos financiados pelo Orçamento do Estado. Os iniciadores da lei afirmaram que o projecto de lei é um reconhecimento pela forma como o Rei Miguel, o último soberano da Roménia, serviu o País, mesmo após ser forçado a abdicar.

 

 

O Rei Miguel da Romênia nasceu em 1921, como  filho de Carlos II da Roménia e da princesa Helena da Grécia e Dinamarca. Foi Rei da Roménia de 20 de julho de 1927 até 8 de junho de 1930 e novamente entre 6 de setembro de 1940 e 30 de dezembro de 1947. Foi forçado a abdicar em 1947 pelo governo controlado pelo Partido Comunista da Roménia. Sendo descendente da Rainha Vitória através de ambos os seus pais, é primo em terceiro grau da Rainha de Inglaterra e de vários outros Chefes de Estado reinantes. Casou com a princesa Ana de Bourbon-Parma em 1948 e têm cinco filhas. A Rainha Ana morreu em 2016.

Mais promenores neste link: http://royalcentral.co.uk/europe/head-of-romanian-royal-house-to-receive-former-head-of-state-status-91363

Left Menu Icon
Right Menu Icon